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Colégio 24 de Março desde 1979 - Período Integral - Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio

NOTÍCIAS DO 24 EM DESTAQUE

DESTAQUE DO MOMENTO

Proporcionar o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

 

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é um direito humano e social de todas as crianças até seis anos de idade, sem distinção alguma decorrente de origem geográfica, caracteres do fenótipo (cor da pele, traços de rosto e cabelo), da etnia, nacionalidade, sexo, de deficiência física ou mental, nível socioeconômico ou classe social.

 

Também não está atrelada à situação trabalhista dos pais, nem ao nível de instrução, religião, opinião política ou orientação sexual. Ela é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

Desenvolver a capacidade de dominar plenamente a aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades; a formação de atitudes e valores; a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, da família e dos demais grupos que compõem a sociedade;

 

Preparar o cidadão para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos, para o conhecimento do ambiente natural e social, do sistema político, das artes e dos valores que fundamentam a sociedade, permitindo utilizar as possibilidades de vencer as dificuldades do meio;

 

Criar condições para desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para a análise e síntese, o autoconhecimento, a sociabilização, a autonomia e a responsabilidade.

Fundamenta-se no preparo básico, na consolidação e no aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando a continuidade aos estudos, levando à reflexão sobre o mundo do trabalho, à oferta de informações sobre a natureza das ocupações, sobre as oportunidades nos diferentes setores da economia, da tecnologia, da informática, das artes, do comércio e da indústria; a fim de que o educando se aprofunde no elacionamento da teoria e da prática no ensino de cada componente curricular;

 

Possibilitar o aprimoramento do educando como pessoa, contribuindo para a formação ética, para a autonomia intelectual e pensamento científico;

 

"EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA E COLHER COM PACIÊNCIA" Agusto Cury

 

Para formar verdadeiros cidadãos, não bastam somente informações, é preciso que o educando aprenda a lidar com elas, a integrá-las de modo intencional e consciente nas suas relações cotidianas.